sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lições de uma lua minguante

Estava amamentando Rayom esta madrugada e por um momento fui olhar o céu pelo vidro da janela. Neste instante uma estrela cadente cortou o véu negro salpicado de pequeninas estrelas! Que surpresa boa! Fiz meu desejo, o mais intenso em meu coração, agradeci e aceitei o convite para ficar mais tempo por ali, observando a imensidão do infinito... foi quando percebi, do outro lado, a bela lua, brilhando um amarelo forte e estampando um sorriso parecido com o do gato da Alice (no País das Maravilhas). Parecia uma festa no céu! Estrelas brilhando por todos os cantos, estrela cadente caindo, e nossa avó lua minguando com uma cor maravilhosa, brilhando como ouro. Fiquei ali, deixando o céu se refletir em mim e devaneando em meus pensamentos, enquanto Rayom se nutria em meu peito. E a avó lua falou comigo! Contou histórias de avó, dessas que a gente se perde de tudo ao redor e fica com os olhos abertos, atentos, e pernas balançando no ar, como se estivéssemos mesmo caminhando por outras estradas, fora de onde a gente realmente está. E histórias de avó sempre trazem uma lição pra gente guardar no coração! Esta noite a avó lua falou dela mesma, e nos contou que, em seu constante ciclo, agora estava minguando. Eu acho esta palavra engraçada e pedi a avó para explicar melhor ao Rayom, que acaba de chegar, o que significa minguar, porque para mim minguar é diminuir, caminhar para o acabar, ir de encontro à escassez.

A avó contou que este seu período, de ser minguante, representa o período de envelhecimento e morte de todos os seres e coisas, que nesse momento a Deusa percorre os portais até o submundo, ela é a Senhora, a Anciã que em breve será Rainha das transformações. Contou que pode ser um período de grande transição, nervosismo, conflitos, dúvidas e que assim como a Deusa percorre os portais entre os mundos, nós estamos no fim de um ciclo, tendo a necessidade de começar a buscar por novos caminhos. Pode ser também um período de descanso, já que na Lua Cheia muito da energia foi desprendida. Isso me intrigou. E perguntei a ela como pode ser, que caminhando para sua pequenez, indo de encontro à morte, ela escancara seu maior e mais belo sorriso no céu! E foi aí que chegou o momento da grande lição.

Na doçura da sua sabedoria ancestral, nossa abuelita expandiu ainda mais seu sorriso, e nos acolheu com seu calor. “Minha querida filha, temos muitos motivos para sorrir na vida. O sorriso cura, fortalece, encoraja, transforma. E minguar é caminhar e entregar-se a um lindo momento de transformação. Nos momentos dolorosos de nossas vidas, em que “aparentemente” não há mais saídas, que nossa energia está quase no fim e que “aparentemente” não temos mais forças, quando precisamos acolher as sombras que chegam, quando há dor, medo, solidão, quando vivenciamos nossas mortes dentro do contínuo ciclo de vida-morte-vida, também temos muitos motivos para sorrir! É só prestarmos atenção no que está além das aparências óbvias dos fatos, nos perguntarmos o que aquela situação, emoção ou sentimento está nos trazendo para ser curado e transformado, lembrando que todo final significa um início, vida nova, novas portas, novas energias, limpeza, purificação. Minguar é uma oportunidade de entrar em nós mesmos, nos encontrarmos com as profundezas de nosso ser, ir lá no fundo, onde há pouca luz, mas muito para se ver, e encontrar com a verdade, que não é feia e nem bela, simplesmente é. E Ser merece muitos sorrisos! Nestes momentos, é importante sermos capazes de nos perguntarmos, na primeira pessoa do singular: “o que eu quero?”, “o que está acontecendo comigo?”, “o que me atemoriza?”, “o que eu ofereço?”, “o que não quero mais?”, “o que me falta e porque ainda não encontrei?”, buscando a verdade do coração. E sorrimos tanto para tudo ao nosso redor, não é mesmo? E quando é para olharmos fundo em nossos próprios olhos, não merecemos um grande sorriso? É claro que sim! Sorrir também nestes momentos é reconhecer a grande oportunidade de crescimento. É uma dádiva poder minguar, e crescer novamente depois de todos os desafios... iluminar e irradiar plenamente quando reconhecemos nossa grandeza em nossa pequenez, quando aceitamos o que nos pede atenção e nos proporcionamos momentos de cura. É uma celebração! É preciso sorrir minha filha, porque minguar é uma bênção! Veja bem, estou minguando, e somente porque estou minguando dou oportunidade às estrelas em mim de se mostrarem mais fortes e belas em meu céu, somente porque olho para minha sombra e a reconheço é que você pôde ver uma linda estrela cadente e a sua luz pôde também resplandecer e lhe trazer a realização dos seus desejos. Quanta beleza! Isso merece um enorme sorriso!!!”

E com estas sábias palavras, a avó lua, que percebeu Rayom completamente adormecido em meus braços, me convidou a retornar ao sono, descansar em paz e seguir minha caminhada, que segundo ela, “tem sido muito bem trilhada”, porque está me levando ao despertar da consciência. É... agradeci à querida e sorridente avó lua minguante, dizendo, com um grande sorriso no rosto, que sim!, para mim, quando a consciência está desperta, a alma está sempre sorrindo, serenamente sorrindo, e é lá mesmo que quero chegar, onde minha alma está sempre sorrindo. Estou caminhando... ao acordar, quando me sentei para contar a vocês este belo encontro, me lembrei que na noite anterior a vida já estava me mostrando que é preciso sorrir ao minguar. Depois de uma noite sem dormir, o corpo todo doendo, a sensação de uma febre interna me dando pontadas da cabeça aos pés, e Rayom, que é uma extensão de meu ser, irritadíssimo chorando até quase meia noite, eu estava um bagaço. Sentei na cama dos meus pais com uma cara de “não agüento mais”. Meu pai sentou nos pés da cama e com olhar amoroso me disse: “é minha filha... ser mãe é isso aí. E vocês estão ótimos, não tem nada sério acontecendo, muitas situações, muito mais fortes e difíceis, vão te afrontar. E você precisa ser forte, guerreira, precisa mostrar sua força ao teu filho. Nestes momentos você precisa sorrir!”. Em outras palavras, é preciso sorrir ao minguar!!! ; )

Agradeço à sabedoria dos meus ancestrais, meu pai, minha avó lua, gratidão em meu coração.

Namastê!


Nenhum comentário: